Mentoplastia ou Cirurgia Plástica no Queixo

O que é a Mentoplastia ou Cirurgia Plástica no Queixo?

A cirurgia do mento é pouco conhecida pela população em geral, mas quando indicada corretamente traz benefícios fantásticos. A adequada projeção da ponta nasal e o do mento são os principais pilares que determinam um perfil facial harmônico.

A Mentoplastia é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se de implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento ajudando a proporcionar um equilíbrio harmonioso de suas características faciais.

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca, etc.

Mas ele poderá se apresentar situado em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento. Para ambos os casos, existem correções cirúrgicas. A Mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retroposicionamento (queixo retraído), através da colocação de um implante de silicone.

Um aspecto fundamental a ser observado para a correta indicação desta cirurgia é determinar se o foco principal do problema é simplesmente o hipodesenvolvimento do queixo – facilmente corrigido com o implante – ou se decorre do retroposicionamento da mandíbula, neste caso com indicação de tratamento ortodôntico. Deste modo, todos os pacientes candidatos a este procedimento devem ter suas radiografias cefalométricas analisadas por um ortodontista para verificar a melhor indicação para a solução do problema.

mentoplastia cirurgia plástica de queixo
mentoplastia cirurgia plástica de queixo
mentoplastia cirurgia plástica de queixo
mentoplastia cirurgia plástica de queixo

Indicação

A Mentoplastia visa corrigir o retroposicionamento (queixo retraído), através da colocação de um implante de silicone.

Qual o tipo de anestesia?

Geralmente, a Mentoplastia é indicada em pacientes adultos. Em se tratando de correção exclusivamente do mento, a anestesia é a local (com ou sem sedação prévia, dependendo do caso). Se associada a outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de se realizar o ato cirúrgico sob anestesia local ou geral.

Onde se localizam as cicatrizes?

Na Cirurgia Plástica do Queixo, poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação da cicatriz.

Tempo de cirurgia

Normalmente, a Mentoplastia tem a duração de uma hora.

Tempo de internação

Em geral 12 horas.

Tempo de recuperação

Em uma semana após a Mentoplastia, o paciente já pode voltar ao trabalho. A atividade física leve, desde que não haja impacto, está liberada depois de uma semana. Os exercícios físicos mais pesados podem ser retomados depois de um mês.

Resultado Final

O resultado da Mentoplastia pode ser visto imediatamente por se tratar de colocação de prótese.

Recomendações Pré Cirúrgicas

É importante que você esteja em boas condições de saúde para fazer a cirurgia. Na consulta médica é realizada uma avaliação física completa e são solicitados exames laboratoriais.

Informe ao médico os remédios que você usa normalmente pois alguns devem ser suspensos, como é o caso do anticoagulante.

8 (oito) horas antes jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos.

Não fume nos 15 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.

Não se exceda em exercícios físicos, alimentos e não tome bebidas alcoólicas.

Comunique qualquer sinal de resfriado, conjuntivite ou infecções que surgirem na semana anterior à cirurgia. Nestes casos, o procedimento cirúrgico deverá ser transferido até a resolução do processo infeccioso.

Recomendações Pós Cirúrgicas

A Paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório.

As recomendações exclusivas tais como prática de atividade física, exposição solar, curativos e cicatrização serão dadas pelo médico.

Siga rigorosamente a prescrição médica.

Conquiste o resultado que você tanto busca! Entre em contato hoje mesmo, marque sua consulta e converse com o Dr. Wagner de Moraes.