Cirurgia Plástica de Nariz ou Rinoplastia

O que é a Cirurgia de Nariz ou Rinoplastia?

O Nariz é fundamental na composição da beleza e equilíbrio do rosto. Por localizar-se no centro da face, o nariz é alvo de muita atenção e suas alterações podem causa impacto na autoestima.

A Rinoplastia tem como objetivo alcançar a harmonia facial, tratando as alterações estéticas e funcionais do nariz. As alterações nasais podem ser de origem genéticas ou pós-traumáticas.

A pele do nariz é sustentada integralmente por estruturas ósseas e cartilaginosas. Na parte superior temos o osso nasal. Na parte média, a cartilagem septal com sua expansão lateral. Na parte inferior, localizam-se as cartilagens alares.

Na Rinoplastia é realizada a remodelação das estruturas ósseas e cartilaginosas, através de reduções, mudanças na forma ou aumento de suas estruturas. Com isso podemos corrigir alterações no dorso, na ponta e a largura do nariz. Além da questão estética, a cirurgia pode corrigir também alterações respiratórias. Cada caso é estudado minuciosamente, respeitando-se as características raciais e funcionais de cada pessoa.

Veja o vídeo sobre a Rinoplastia

Indicação

A Rinoplastia ou Cirurgia Plástica de Nariz é indicada para a correção de rinomegalia, ponta grossa, giba nasal entre outros.

Anestesia utilizada

Tanto a anestesia local quanto a geral ou a associada serão utilizadas na Rinoplastia. Ficará a critério do cirurgião e paciente decidirem qual o mais indicado em cada caso.

A Rinoplastia ou Cirurgia Plástica de Nariz, deixa cicatrizes?

Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como consequência de incisões (cortes) feitos na columela ou nas asas nasais. Nestes casos, impõe-se a colocação destas cicatrizes externas (pouco visíveis) para se proporcionar um melhor resultado à forma final ou mesmo à fisiologia nasal.

Tempo de cirurgia

Entre uma e duas horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim o exijam. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. O seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Tempo de internação

Poderá variar de meio período a até um dia de internação. Tudo dependerá do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato. O seu médico procurará determinar o tempo de internação, sempre visando seu maior conforto e segurança.

Tempo de recuperação

O paciente utiliza um curativo (Aquaplast) no nariz durante uma semana após a Rinoplastia. Ele poderá voltar ao trabalho entre 10 a 15 dias, prazo que dependerá do tipo de atividade exercida. As atividades físicas leves estão liberadas em 15 dias. Já exercícios físicos mais pesados só podem ser retomados em um mês.

O resultado definitivo em relação à forma e a função é imediato?

Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Logo após a retirada do curativo, em torno o 7º dia, apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchação) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

Resultado final

O resultado final da rinoplastia pode ser visto somente após um ano.

Recomendações Pré Cirúrgicas

Programe sua vida diária e social nos dias seguintes à cirurgia, respeitando os cuidados necessários.

É importante que você esteja com boas condições de saúde para fazer a cirurgia. Na consulta médica é realizada uma avaliação física completa e são solicitados exames laboratoriais.

Informe ao seu médico os remédios que você usa normalmente, pois alguns devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes.

Nos dias que antecedem a cirurgia é aconselhável interromper o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.

Avise o médico em caso de gripe e indisposição antes da cirurgia.

8 (oito) horas antes jejum absoluto de alimentos sólidos e de líquidos.

O retorno às atividades normais e ao trabalho se dá em alguns dias.

Comunique ao médico se tiver episódio de erupção de qualquer tipo de herpes.

A paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório. Ao longo de alguns meses você poderá ver um resultado mais natural e definitivo. As complicações são raras devido ao preparo realizado no pré-operatório e os cuidados oferecidos durante e após a cirurgia.

A Cirurgia Plástica é um dos caminhos para conquistar mais autoconfiança e melhorar sua qualidade de vida. Converse sobre suas expectativas com seu médico e veja o que realmente pode ser feito no seu caso, pois a perfeição não existe, porém os resultados valem a pena.

Juntos poderão discutir as técnicas cirúrgicas existentes e a mais indicada para o seu caso, pois há de se respeitar sempre a anatomia de cada pessoa. Não existe Cirurgia Plástica sem cicatrizes, cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente, que não depende do médico e sim do organismo. Você deve buscar o melhor resultado para dentro da sua realidade, sem a expectativa de ficar parecido com alguém famoso ou que você admira.

Recomendações Pós Cirúrgicas

Evite alimentos sólidos e quentes nas primeiras 48 hs após a cirurgia, bem como mastigação excessiva.

Evite baixar a cabeça ou fazer esforços.

Escove os dentes gentilmente, com escova dental macia evitando manipulação excessiva do lábio superior.

Dormir de barriga para cima por 30 dias.

Não se preocupe com as narinas obstruídas, é um processo passageiro , que melhorou muito com a utilização de splints nasais ao invés do tradicional tampão.

Troque o curativo externo tantas vezes quanto necessário para mantê-lo limpo.

Tome cuidado para não deslocar o curativo do nariz, pois ele serve para mantê-lo imobilizado nos primeiros 7 dias.

Lave a face cuidadosamente. Tome banho de ducha até que o curativo seja removido. Não molhar o curativo nasal.

Evitar baixar a cabeça, levantar peso, bem como excessiva movimentação com a mímica facial ( rir, falar, mastigar,…) por 2 semanas.

Comunique à equipe médica se houver persistência de sangramento.

Se não conseguir conter os espirros, espirre de boca aberta.

Após 15 dias são recomendadas massagens discretas sobre o dorso do nariz, de baixo para cima.

Não use óculos antes de 30 dias.

Evite sol de praia no período de 30 a 45 dias. Poderá, entretanto, expor-se ao sol ocasional de rua, a partir do 3° dia, desde que utilizando protetor solar FPS 30.

Para seu bem estar siga rigorosamente todas as instruções dadas, visto que o êxito cirúrgico também depende do estrito cumprimento destas orientações.

Não fique com dúvidas, caso exista algum assunto que considere importante entre em contato a qualquer momento.

Algum inchaço, bem como equimose (manchas roxas) na região facial e pescoço são considerados normais e variam de paciente para paciente.

Siga rigorosamente a prescrição médica.

Conquiste o resultado que você tanto busca! Entre em contato hoje mesmo, marque sua consulta e converse com o Dr. Wagner de Moraes.